(21) 97564-8072

WhatsApp

(21) 98841-8263
(21) 97573-3583

 


 

Compartilhe sabor nas redes sociais!

Kit Festa Ana Expresso - Na medida certa para todas as ocasiões

 

 

 

 

 

 

 

 

 



A ORIGEM DOS BOLOS DECORADOS

Postado 2018/03/20

Bolos existem desde o Antigo Egito e foram aperfeiçoados ao longo do tempo pelos antigos gregos e romanos mas ainda eram chamados de pães e os pães de bolo, não havia muita diferença entre eles que mesmo associados às comemorações, eram alimentos comuns à mesa e tinham formato arredondado.

Podemos dizer que o bolo foi se caracterizando de dentro para fora, com a adição de frutas secas e até queijo numa versão rústica do cheesecake. Os bolos de casamento não eram para os noivos, eram para os deuses! Na Roma antiga as famílias ricas preparavam a massa com ingredientes especiais normalmente oferecidos aos deuses como mel, nozes e frutas secas e os convidados o amassavam acima da cabeça da noiva para que o casal tivesse prosperidade, sorte e fertilidade. Hoje, jogamos arroz cru nos noivos com o mesmo objetivo e comemos o bolo, Bem melhor, não?

 

O imperador Julio César levou esse costume para a Bretanha 54 aC e na corte de Elizabeth I, o bolo foi se sofisticando porque no Império Britânico fornecia produtos para o mundo todo conhecido na época.

No Renascimento o bolo virou atração das festas, por volta de 1800, reinado da Rainha Vitória eram feitos bolos de 100 quilos e quase 2 metros de altura. Mas foi no casamento de Catarina de Médici com Henrique II que surgiu o primeiro bolo em andares, uma técnica muito usada na França. Nesse período confeitar bolos era mais comum nos conventos e castelos porque os ingredientes eram muito caros e era preciso muitos empregados para todo o processo, como peneirar açúcar, preparar a manteiga e  frutas e controlar o forno

Em 1609 surgiu a pasta americana à base de amido de milho açúcar e goma começando a era do bolo confeitado. Surgiu o glacê real para revestir os bolos que era tão resistente que o noivo precisava auxiliar a noiva a cortar as fatias, dando início ao costume que temos até hoje!

Em 2015 surge a Ana Expresso Kit Festa, uma empresa de receita familiar, trabalho artesanal, bolos personalizados pronta para poupar você sua família de toda essa trabalheira histórica!